Bay FM - 99.9FM Episode first aired on 11 September 2020 at 1:00 pm Interview with Tiddy Eplyn about DWD Band and Mozambique
Jeferson Franke interviews Tiddy Eplyn from Mozambique in a conversation about his career, his band Destiny Was Drawn and the single Doce Paixão, which has just been released.
Also they go through the history, culture, politics and music from his home country.
Abaixo, a entrevista traduzida em português.
1:05 - Jeferson: Hoje vamos falar com Tiddy Eplyn, de Moçambique. A sua banda Destiny Was Drawn – DWD está lançando seu single Doce Paixão. O curioso é que minha amiga brasileira Jaya apresentou a gente remotamente, vamos assim dizer. Ela passou alguns meses em Moçambique trabalhando para o programa Médicos Sem Fronteiras e quando perguntei a ela sobre a música e cultura de Moçambique, ela já me mandou o contato do WhatsApp do Tiddy e aqui estamos nós.
Então continue com a gente para conhecer um pouco mais sobre a banda DWD e também pra descobrir as belezas de Moçambique.
Olá Tiddy Eplyn! Primeiramente gostaria de dizer que é um grande prazer pra gente do Lusofonia conversar com você. Eu fiz alguns programas sobre a Luso-África – ou os países que falam Português na África – mas ter aqui um Moçambicano falando sobre o seu próprio país é uma experiência muito mais rica. Nada melhor do que pesquisar direto da fonte, não é?
Tiddy: Olá Jeferson e queridos ouvintes! Eu sou Tiddy Eplyn, vocalista da banda de rock DWD de
Moçambique, estou falando da cidade de Pemba, situada no nordeste de Moçambique, a terceira maior baia do mundo, estando somente atrás da Baía de Guanabara no Brasil e da Baía de Sydney aí na Austrália. E deixe-me agradecer-lhe por este convite é um grande prazer pra mim. Graças a tecnologia já podemos estar cada vez mais juntos no mundo, o que é maravilhoso.
Jeferson: Com certeza, Tiddy. Com certeza esse é um dos grandes benefícios da tecnologia atual. Então, agora que você está sendo ouvido por nossos ouvintes australianos, brasileiros e de toda a parte do mundo, vivendo nesse maravilhoso paraíso multicultural chamado Byron Bay, você poderia nos contar um pouco sobre você, Tiddy Eplyn e sua banda DWD?
Tiddy: Ah sim, é claro! Eu sou um letrista, cantor e apaixonado por guitarra e música em geral. Eu posso dizer que banda australiana AC/DC foi uma das bandas que influenciou minha carreira na música, que começou em 2007 numa banda chamada “Self Esteem”, em Moçambique. Em 2009 eu toquei com uma banda de punk rock chamada “Recycle Bin”. E desde 2012 eu sou um membro fundador da banda DWD – Destiny Was Drawn. Sobre a banda DWD o que eu posso dizer... A banda DWD tem a mim como vocalista, Izzy Vercetty tocando guitarra, Riazz Issufo tocando baixo e Nuno Marco Blink na bateria. A banda DWD é minha arma de guerra nessa vida cheia de desafios que você tem que enfrentar pra ser quem você realmente é de coração. No palco é onde eu expresso minhas ideias e emoções através da música e a banda tem me dado ótimas experiências. Como eu disse que a banda é minha arma de guerra, isso quer dizer que eu estudo todas as estratégias pra vencer os desafios. Sim, porque a música é um negócio sério e se você não está por dentro de tudo, não imagine que irá vencer na guerra. Isso me faz levar o projeto DWD muito a sério no meu país onde o mercado musical é desafiador, ainda mais a cena rock.
Jeferson : Ah sim, me parece que você é uma pessoa de muito foco, o que eu acho muito importante. E o que você nos conta sobre o single, “Doce Paixão”?
Tiddy: Bem… “Doce Paixão” é uma balada hard rock mais lenta, com um apelo comercial forte para os ouvidos mais calmos eu diria… e a letra é sobre uma história de amor passional e turbulenta que não deu certo. Mas a DWD tem muitas cartas na manga, tudo é imprevisível. Nós estamos orgulhosos do nosso trabalho nessa faixa e temos tido uma boa recepção do público. Esperamos que vocês gostem da música aí na Austrália.
Jeferson: Eu acredito que sim! Acredito que sim, o pessoal vai gostar. E Parabéns pelo trabalho. Então, a gente tem falado sobre “Doce Paixão”… Vamos tocar o som, assim os ouvintes podem curtir a sua obra.
Toca DWD - Doce Paixão
1:15 - Jeferson: Você ouviu doce paixão da banda DWD aqui na Lusofonia, BayFM 99.9. Eu curti a música. Vocês fizeram um bom trabalho. É uma linda “power ballad”. Eu gosto da parte que fala sobre a “turbulência na relação”. Eu me vejo nesse verso, totalmente com minha namorada. Quem é a doce paixão? É uma história real?
Tiddy: Não, muita gente me pergunta isso. Como eu disse antes, eu sou um letrista e também meio poeta. Eu sempre dramatizo qualquer história que vem na cabeça e que eu acho que vai se encaixar numa estrutura musical. E esse foi o caso de “Doce Paixão”, nada mais, simples assim. Talvez alguém poderia se identificar com a música, o que é bom, significa que o som carrega um sentimento.
Jeferson : É sim sim, isso aconteceu comigo... Tiddy. Agora, antes de falarmos sobre seu país, Moçambique, eu gostaria de tocar uma outra música que encontrei na sua página no YouTube e que gostei também. Você canta em inglês e o som é “Suitcase on the Road” numa linda versão acústica.
Toca DWD - Suitcase on the Road
1:22 Jeferson : Você enstá na Lusofonia, BayFM 99.9. Você recém ouviu o som com banda. Nós temos aqui tiddy hoje, nosso econvidado espeicla. Eu curti a música, ela tem uma letra forte e uma melodia bonita. Então, Tiddy, o que você tem a nos dizer sobre Moçambique?
Tiddy : Bom, esse país tem muitas coisas boas, desde a culinária tradicional, especialmente com algumas áreas do país sendo internacionalmente conhecidas. Sem contar nossa imensa costa do Índico, recheada com lindas praias e corais muito apreciados por pessoas de todo lugar do mundo.
Além do Português como língua oficial, o país tem uma diversidade linguística com origem bantu e também várias danças folclóricas e estilos musicais no sangue de nossa gente.
O que mais posso dizer… No campo político, o país tem 45 anos de independência. Desde 2 de junho de 1975. Uma história marcada por luta contra a pobreza e sempre buscando uma melhor posição no mundo na questão da qualidade de vida.
Nós somos um país rico em recursos naturais, minerais, solo fértil e um grande litoral que poderiam ser melhores explorados para o desenvolvimento do país.
Deixe-me aprovietar a oportunidade pra convidar a todos para vir aqui e visitar meu país a passeio após essa pandemia passar. O povo aqui é muito legal, caloroso e amigável. Eu posso lhes garantir que ninguém vem pra Moçambique uma vez só, o pessoal sempre quer voltar.
Jeferson : Sim, eu acredito nisso, acredito que seja um país muito lindo. Obrigado, Tiddy, por compartilhar, com certeza é um fascinante destino turístico e cultural. Agora, Tiddy, pra quebrar um pouco a conversa, eu quero que você escolha duas ou três músicas de Moçambique que você gostaria que eu tocasse aqui para nossos ouvintes.
Tiddy : Ok. Bom! Nõa é facil, porque como disse, Moçambique é um pais rico em musica, mas é prazer compartilharmusica daqui.
A primeira que vou propôr é uma voz com força no movimento por reivindicação por transparência política e social e na busca de uma Moçambique melhor. Pra mim, ele representa o Rap no meu país e em toda a lusofonia. Ele é Azagaia promovendo outro jovem talento musical Deltino Guerreiro, do norte de Moçambique, no som “Com amor se Paga”. A segunda música que vou propor é um som de Clesio Jonaze, em seu álbum solo, que fala sobre os tempos que estamos passando agora… “Empty World” é nome da música e é sobre o covid-19. A outra música que sugiro é a banda GranMah com “I got to Move”, é um som muito legal. Essa banda tem feito um excelente trabalho na cena alternativa aqui em Moçambique misturando a marrabenta, que é um estilo musical típico do meu país.
Jeferson: bom, então vamos apreciar as sugestões do Tiddy Eplyn. A primeira Azagaia e Deltino Guerreiro tocando “Com amor se Paga”, algo como “Paying with love” em inglês.
Toca Azagaia and Deltino Guerreiro - Com amor se paga, Clesio Jonaze - Empty World e GranMah - I got to move.
1:41 - Jeferson: Vocë está na Lusofonia, com Tiddy Eplin, nosso convidade especial. A última faixa tocada foi outra sugestão de nosso convidado Tiddy Eplyn. A faixa foi The “I got to move” da GranMah.
De volta ao nosso papo sobre Moçambique, Tiddy, o que você nos conta das artes e da cultura aí em Moçambique?
Tiddy Eplyn: Falando em cultura e arte, gostaria de dizer que temos artistas excepcionais e muito talentosos, desde de belas artes até escritores e músicos. Nós somos um país rico em matéria de arte, mesmo não tendo uma indústria forte que nos dê incentivos. Eu me sinto meio órfão aqui, porque eu sinto muito essa falta de investimento em polir todo esse talento que nós temos. Mesmo com tudo isso, nós temos artistas de sucesso, muitos conhecidos internacionalmente.
Jeferson : Sim, sim, vem a minha mente agora que eu li alguns poemas sobre Mia Couto, é um poeta de Moçambique muito famoso, não?
Tid d y : Sim, eu só queria dizer que sou um cara de sorte, porque eu tenho um som, cantando um poema de Mia Couto com uma banda, gravado em Portugal...
Jeferson : Que legal! Tiddy, obrigado por essa maravilhosa conversa. Estou feliz em conhecer você, feliz por saber um pouco mais sobre seu país e desejo a você uma abençoada e bem sucedida carreira, pra você e sua banda DWD. Também espero que seu single “Doce Paixão” viaje o mundo espalhando a essência moçambicana. Paz e bençãos ao seu país. Foi uma honra ter você como convidado especial e vou deixar você encerrar a nossa entrevista.
Tiddy Eplyn : Ok. Obrigado Jeferson, Obrigado lusofonia. Muito obrigado pelo convite. Obrigado pela oportunidade. Parabéns pelo seu programa, por esse intercâmbio cultural. Desejo vida longa ao Lusofonia, pois a ideia de conectar pessoas assim é admirável.
Vou deixar vocês com uma música de nosso primeiro álbum que acredito ser muio relevante para esses tempos pra trazer paz pra Moçambique e pro mundo em geral, porque acho que estamos precisando muito. Deixe-me, em nome de todo povo moçambicano, trazer a paz de volta.
Um grande abraço a todos os ouvintes e espero que tenham curtido, Tchau!
Toca DWD – Killing for the Money.
Track listing Banda Kakana - Planeta Perfeito 01:05:30: Jeferson Franke - Interview with Tiddy Eplyn about DWD Band and Mozambique Destiny Was Drawn - Doce Paixão 01:15:42: Jeferson Franke - Interview with Tiddy Eplyn about DWD Band and Mozambique Destiny Was Drawn - Suitcase on the Road (Unplugged) 01:22:32: Jeferson Franke - Interview with Tiddy Eplyn about DWD Band and Mozambique Azagaia ft Deltino Guerreiro - Com Amor se Paga Clezio Jonaze - Empty World GranMah - I Got to Move 01:41:14: Jeferson Franke - Interview with Tiddy Eplyn about DWD Band and Mozambique Destiny Was Drawn - Killing for the Money (Unplugged) D'Alma ft Tiddy Eplyn - Identidade (Poema de Mia Couto) Gito Baloi - Marrabenta